2021 foi um ano desafiador para as operadoras de planos de saúde. Apesar do crescimento de 3,18% na quantidade de clientes do setor de saúde suplementar em geral, os custos assistenciais aumentaram significativamente em virtude da Covid-19 e da retomada da assistência médica após o período de lockdown de 2020. Adicionalmente, tivemos um fato histórico em que a Agência Nacional de Saúde Suplementar aprovou um desconto de -8,19% na mensalidade dos planos de saúde individuais e familiares.
Neste cenário de redução de receita e aumento de custos, buscar resultados positivos não foi fácil, principalmente pelo rebote ao final da 3ª onda da Pandemia, que trouxe importante impacto financeiro nas contas. Podemos dizer que foi um dos anos mais difíceis do ponto de vista de gestão da cooperativa, mas por isso mesmo o ano de maior aprendizado.
Tivemos cancelamento de 8.726 clientes e ingresso de 8.779 novos clientes, fechando 2021 com 56.545 clientes, um crescimento discreto em relação a 2020, em que fechamos com 56.484 clientes. Os principais fatores que motivaram os cancelamentos foram as perdas de vínculo com o empregador (demissão) e dificuldades financeiras para manter o plano de saúde.
Para alcançar novos clientes e manter o equilíbrio da carteira, investimos no uso de ferramentas de marketing digital para atrair pessoas interessadas, fato que possibilitou o fechamento de vários novos contratos.
Em 2020, no nosso planejamento estratégico, buscamos integrar os anseios dos cooperados com as nuances do mercado, e, em 2021, com o apoio do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva introduzimos a estratégia que denominamos de VISAO 23.
A VISAO-23 é o direcionador da mudança no posicionamento estratégico da cooperativa. Tem foco na criação de estruturas e serviços com assistência médica diferenciada em padrão e qualidade e mais acessível em preço e consequente construção de um futuro mais consistente para o cooperado e para a cooperativa.
O objetivo é posicionar o médico no centro da assistência e do cuidado e conscientizar o cliente da importância do autocuidado. Criamos produtos que permitem uma experiência completa na jornada de atendimento ao cliente, um Ciclo de Cuidado da Saúde com início, meio e fim. A Unimed que estamos construindo ampara ainda mais o cliente em todos os momentos.
Estamos assistindo a grandes transformações e rupturas que exigem ações rápidas. Nesse ambiente totalmente transformado, foi preciso criatividade, audácia e inovação para atender clientes e cooperados, inovando as estruturas de relacionamento, revisando as estruturas presenciais e disponibilizando as virtuais.
No horizonte de 2022 há grandes desafios e muito trabalho para toda a equipe e direção. A construção do Hospital Unimed Circuito das Águas será um marco na história da cooperativa. Além do desafio da construção e da equipagem de toda a estrutura física, há o desafio de construir a equipe hospitalar, com previsão de funcionamento para 2023. Logo no primeiro trimestre de 2022 será instituído o comitê de implantação da operação hospitalar, um time profissional qualificado que irá preparar o hospital para atender nossos cooperados e clientes.
Na Unimed não paramos nenhum minuto: cooperados, conselheiros, executivos, gestores, colaboradores e parceiros trabalharam muito para superar os desafios de 2021 com a esperança de que anos melhores virão. Não paramos de repensar, planejar, inovar e realizar: é assim que construímos o futuro.